contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoArtigosQual o problema com Alan Watts?

Qual o problema com Alan Watts?


Muito antes de vir a conhecer o budismo pessoalmente e o praticar, principalmente por recomendação de personagens da contracultura, acabei lendo muito Alan Watts, e inclusive ouvindo algumas fitas K7 que importei a grande custo. Isso foi em 1991, bem antes da internet comercial no Brasil, e uns oito anos antes de arquivos de áudio se tornarem facilmente conseguíveis.

Dentre as muitas fontes problemáticas de coisas parecidas com budismo, não foi o pior que eu podia ter encontrado. Há autores muito problemáticos com que tive a sorte de não ter conexão alguma.

Quando enfim comecei a praticar o budismo, logo soube que Alan Watts não era a melhor fonte. Ainda assim, eu o achava extremamente eloquente, e talvez por alguns anos já como praticante repeti algumas de suas tiradas sobre o zen.

Há alguns anos comecei a estudar as várias distorções por que o budismo passou, e me aprofundei na problemática de D. T. Suzuki. Descobri então que Watts era dessa “escola”, com também um pé em outra fonte problemática de ensinamentos quasi-budistas, a teosofia. Ainda assim, Watts conferia certo peso acadêmico e contracultural ao que falava –- a mim não me soava de forma alguma tão (esteticamente também) degradado quanto D. T. Suzuki ou a teosofia.

Ele realmente falava bem, com entonação e dicção dignas e inteligentes.

Então descobri a história da conexão de Alan Watts com Chögyam Trungpa Rinpoche.

Como eu, Trungpa a princípio parece ter ficado animado com a eloquência de Watts. De fato, não posso dizer que haja muita coisa equivocada no que ele diz. E se Rinpoche achou bom, ao ponto de dar máxima prioridade a, estando na mesma região em que Watts vivia, vir a encontrar o autor que tanto admirava, me senti menos estranhado.

Havia algum valor em sua obra, o que Trungpa, ele mesmo uma fonte sobre budismo além de qualquer dúvida, reconhecera.

Porém, o relato de alunos é que Rinpoche ficou muito desapontado com a superficialidade da prática de Watts. Watts era um confesso alcoolista (e com certeza justo Trungpa, dentre todas as pessoas, jamais o julgaria por isso), e nessa altura da vida havia abandonado o zen (ou a ideia de zen, já que ele nunca fora vinculado à tradição),. Ele não tem linhagem, nem deixou linhagem — nada mais que um curioso do budismo.

Ao dizer que a prática de Watts era superficial, Rinpoche não se referia à prática formal. A colocação de Watts no mundo, em contraposição ao que ele escreveu, simplesmente era de uma pessoa comum. Ele não tinha uma presença equivalente ao discurso. Ele só tinha eloquência, ele não havia integrado aqueles ensinamentos. E, se alguém como Trungpa se sentiu curioso para o conhecer, não devemos nos sentir culpados de ter admirado Watts. É de fato um aviso sobre a facilidade com que somos levados por meras palavras e certo carisma pessoal, mesmo quando não há nenhum darma vivo na pessoa.

Isso é perigoso, e estar cada vez mais ciente disso, é de grande ajuda.

Alan Watts, ainda assim, teve um grande mérito. Ele passou o último dia de sua vida com Chögyam Trungpa Rinpoche.

Ao saber da morte, Rinpoche eventualmente percebeu que a consciência de Watts estava em perigo, tendo se fixado ao escritório e alguns livros e objetos pessoais, e, portanto, se tornando um fantasma. Rinpoche coordenou seus alunos para efetuarem o exorcismo dessa fixação, assim libertando a consciência de Watts para um renascimento mais auspicioso, que possivelmente possibilitará a prática.

Muitas pessoas têm uma visão estereotipada do budismo, firmada incessantemente pela indústria do entretenimento e publicidade, bem como pelas ondas de distorção de que já tratei em outros textos. Um dos aspectos dessa visão romântica e equivocada dos ensinamentos é a que eles estejam voltados a um tipo específico de simplicidade: um despojamento minimalista que envolveria o ambiente, o corpo e a cabeça. Em outras palavras, ambientes vazios, vidas quietas, poucas ideias. Isso confere?Buda Virtual

Simplicidade e budismo

Muitas pessoas têm uma visão estereotipada do budismo, firmada incessantemente pela indústria do entretenimento e publicidade, bem como pelas ondas de distorção de que já tratei em outros textos. Um dos aspectos dessa visão romântica e equivocada dos ensinamentos é a que eles estejam voltados a um tipo específico de simplicidade: um despojamento minimalista que envolveria o ambiente, o corpo e a cabeça. Em outras palavras, ambientes vazios, vidas quietas, poucas ideias. Isso confere?
Entre as muitas concepções equivocadas sobre o darma, algumas estão relacionadas a visões historicistas dos ensinamentos. Por exemplo, por cerca de quase dois séculos se acreditou, devido ao trabalho de eruditos e entusiastas ocidentais, que o cânone em páli, um conjunto de escrituras budistas preservado pela tradição Theravada, fosse o mais próximo dos primeiros registros escritos dos ensinamentos do Buda. Isto porém, foi refutado por evidências arqueológicas. Quais as implicações desta novidade para o praticante ou admirador dos ensinamentos do Buda?Buda Virtual

Em busca do “budismo original”

Entre as muitas concepções equivocadas sobre o darma, algumas estão relacionadas a visões historicistas dos ensinamentos. Por exemplo, por cerca de quase dois séculos se acreditou, devido ao trabalho de eruditos e entusiastas ocidentais, que o cânone em páli, um conjunto de escrituras budistas preservado pela tradição Theravada, fosse o mais próximo dos primeiros registros escritos dos ensinamentos do Buda. Isto porém, foi refutado por evidências arqueológicas. Quais as implicações desta novidade para o praticante ou admirador dos ensinamentos do Buda?
Neste artigo são apresentadas distorções causadas pelo romantismo alemão/inglês, com viés no misticismo e universalismo da Teosofia e no irracionalismo de D.T. Suzuki. Ambas as distorções foram intensificadas pelo trabalho de C. G. Jung.Buda Virtual

Três ondas de distorção do budismo no ocidente A 2ª onda: a distorção dos românticos

Neste artigo são apresentadas distorções causadas pelo romantismo alemão/inglês, com viés no misticismo e universalismo da Teosofia e no irracionalismo de D.T. Suzuki. Ambas as distorções foram intensificadas pelo trabalho de C. G. Jung.
Quais são as distorções mais comuns quando um brasileiro busca praticar o darma?tzal.org

Distorções Comuns

Quais são as distorções mais comuns quando um brasileiro busca praticar o darma?



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).